quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Linha RECICLÊ

Você já ouviu falar sobre o slow fashion
Sobre sustentabilidade? 



Uns dizem que o slow fashion se trata de uma tendência. AMARDURA prefere classificá-lo como um movimento. O slow fashion tem se consolidado cada vez mais no mundo da moda, tanto em relação a produtores/criadores quanto consumidores. 


É um movimento contra a corrente do fast fashion e a sua obsolescência programada. O slow fashion prega uma produção mais humana com vestimentas realmente duráveis e atemporais, além do reuso de roupas (através de brechós e customizações). Ao contrário do fast fashion, o qual incentiva compras novas a cada estação para "estar na moda", o slow fashion procurar prolongar o máximo possível a vida útil dos produtos. Desta forma, diminui-se o consumo de recursos virgens - já que a produção exagerada não faz mais sentido - e provoca uma conscientização sobre a nossa forma e nosso hábito de consumir.



É importante termos consciência de que a indústria da moda produz uma enorme quantidade de lixo (retalhos e roupas são descartados continuamente) - sem contar as várias denúncias de trabalho escravo em que empresas da moda estão envolvidas. Até quando?!


Foi pensando em todas essas consequências de uma produção desumana e insustentável que AMARDURA optou por uma linha de produção artesanal, visando a sustentabilidade. Os princípios da Linha RECICLÊ abrangem toda a marca, pelo tipo de produção (artesanal e o mais sustentável possível), em que a quantidade de lixo produzida é drasticamente diminuída. 

Como?

A Linha RECICLÊ trabalha com o reaproveitamente de retalhos que iriam para o lixo. Muitas empresas não conseguem trabalhar com o reaproveitamento (por vários motivos, como falta de tempo e mão-de-obra), por assim ser, descartam grande quantidade de retalhos que poderiam se transformar em novos produtos. AMARDURA recolhe retalhos de algumas empresas da região, ajudando a diminuir a quantidade de lixo produzida e - assim espera - ajudando na conscientização dessas empresas e consumidores sobre o descarte das sobras. Além disso, a marca reaproveita também os retalhos das próprias Linhas MODÊ e COMPOSÊ.

Nos produtos em que há a mistura de malha com o crochê, a marca oferece o serviço de trocar a malha destes produtos quando necessário, já que a vida útil do crochê é muito mais longa que a da malha. Desta forma, a peça ganha uma cara nova com o mesmo crochê!

Enfim, a Linha RECICLÊ é um sonho em experimento. Pode ser só isso ou pode se expandir em muitas outras ideias.

E aí,


O QUE TE VESTE?
O QUE TE COMPÕE?
O QUE TE (CO)MOVE?
A alma é que está em questão.
É tempo de SER.



Nenhum comentário: